Disciplina TIC - 9º ano - Unidade temática Internet (RED)

Unidade: 1.3 Internet (navegação usando um browser) v.2 (Novembro 2005)

Possibilidade de alternativa à planificação sugerida pelo programa da disciplina

 

Tema: Uso da Internet. Unidade 1.3 do Programa do 9º ano de escolaridade.

O programa do 9º ano de escolaridade inclui uma unidade temática sobre a Internet que se situa logo após a introdução de elementos de hardware e de sistemas operativos. Não entrando aqui na discussão desta orientação na entrada numa disciplina como as TIC (que nos parece incorrecta do ponto de vista pedagógico face às finalidades expressas no programa), apresenta-se aqui uma alternativa para tratamento  daquela unidade temática.

Assim, nesta proposta para análise e discussão segue-se uma orientação que coloca como eixo dorsal do trabalho o desenvolvimento de competências para lidar com a informação (que é de facto uma das finalidades centrais do programa da disciplina TIC) e não as competências técnicas tal como são formuladas nos objectivos específicos do documento referido.

Duração: 3 sessões de 90 minutos

Estratégias de acção:

A orientação geral destas sessões assenta na ideia de que os alunos assumirão um papel de investigadores num dado tópico de trabalho. Este tópico poderá estar relacionado com um projecto em curso na escola / na turma, uma tarefa a realizar noutra disciplina ou um interesse particular dos próprios alunos.

 

É importante que esteja presente em todo o trabalho destas três sessões uma perspectiva não apenas de recolha de informação através da exploração de motores de busca mas também uma dimensão de produção de informação a partir daquilo que é recolhido passando necessariamente pela “autenticação” da informação dos recursos on-line.

Finalidades das sessões (em termos de disciplina TIC):

  1. Analisar e avaliar a fiabilidade, relevância, interesse, compreensibilidade, enviesamento, etc, de informação baseada em meios electrónicos computacionais relativamente a situações reais.
  2. Explorar o que seriam as características de um site adequado a determinado objectivo específico.

Objectivos específicos destas sessões:

Deve-se verificar que os alunos:

  1. utilizam apropriadamente a terminologia da World Wide Web.
  2. aplicam critérios de avaliação de sites específicos na web.
  3. conduzem buscas na web com um motor de busca e desenvolvem listas de recursos da web credíveis e relevantes num dado tópico
  4. exploram várias técnicas de busca para encontrar recursos de modo eficiente
  5. referem a importância da autenticação no acesso a recursos on-line
  6. reconhecem sinais de enviesamento e omissão na informação e validam informação on-line
  7. autenticam fontes baseados na autoria dos sites, e no teor dos conteúdos
  8. descrevem a estrutura de URLs e como os URLs podem ser utilizados para determinar a autoria e a credibilidade

Equipamento e materiais:

Sequência de Actividades:

Sessão #1


Actividade 1 :

Em plenário, com utilização de projector de imagem:

- Demonstrar o modo de desmontar um endereço URL muito simples

- Pedir aos alunos que desmontem um endereço URL

Discutir a questão das directorias: um site com terminação “edu” não significa que diga respeito à educação (como eventualmente seria de esperar)


Actividade 2 :
Em plenário:

Análise das seguintes questões:

Actividade 3 :
Pedir aos alunos que caracterizem a World Wide Web. Quantos deles já navegaram na Internet? Perguntar-lhes como é que encontraram a informação que procuravam. Habitualmente são capazes de encontrar exactamente o que procuravam? Rever as diferenças entre motores de busca e directorias da web. Clarificar algumas metáforas e terminologia usadas na web (motor de busca, ciber-espaço, navegar, browser, etc). Demonstrar alguns exemplos de pesquisa com um motor tal como
http://www.google.com .

Exemplo de busca:

"Katrina"

Sessão #2

Actividade 4 :

Leitura da história de Zack em: http://www.media-awareness.ca/english/resources/educational/handouts/internet/teaching_zack.cfm
Análise da questão: como tentar verificar a qualidade da infirmação que existe disponível na net? [Nota: este exemplo deve ser substituído por um caso em Português e actualizado dado que o autor em questão na história de Zack retirou o site da Internet por razões óbvias]
 
Actividade 5 :
Os alunos são agrupados com o objectivo de avaliar sites da internet relativos a uma dado domínio seleccionado pelo grupo ou indicado pelo professor (como foi referido, de modo a tornar esta actividade relevante os alunos devem trabalhar sobre um tema que venham a estudar ou trabalhar numa unidade a seguir ou noutra disciplina).

Devem aplicar critérios de avaliação por eles desenvolvidos.


Os alunos avaliam sites da internet indicados pelo professor e usando os critérios que definiram. Devem de seguida discutir questões tais como:

  1. Quem é o autor do site?
  2. As finalidades e os objectivos do site são claros?
  3. Quando foi actualizado o site pela última vez?
  4. Que gráficos, animações, imagens, sons, existem? Com que função?
  5. Que tipo de histórias, mensagens, artigos, etc estão publicados?
  6. Qual é a (suposta) audiência do site?
  7. Há informação para contactos e modo de dar feedback ao autor?
  8. O site inclui referências e indicação dos créditos?


Os alunos produzem um relatório acerca dos resultados da sua pesquisa que é partilhado com os outros no site da disciplina na página da escola ou afixados em placard para partilha com os colegas.

Sessão #3

Actividade 6 :
Organização das ideias sobre avaliação de recursos na Internet

Tópicos para discussão com exemplos seleccionados pelo professor (adaptados de "The Web as a Research Tool" site que deve ser consultado e analisado antes da aula):

Avaliação do trabalho no tema:

Possibilidades:

- análise da qualidade dos relatórios produzidos pelos alunos

- análise qualitativa das apresentações realizadas pelos grupos de alunos.


 

 

Recursos úteis na Internet para este tipo de planificação (em Inglês):

* NetLingo - The Internet Dictionary
http://www.netlingo.com/

* Noodle Tools: Information Literacy: Search Strategies
 
* Search Engine Watch
http://www.searchenginewatch.com/


* How to Search the Internet Effectively
http://www.media-awareness.ca/english/resources/special_initiatives/
wa_resources/wa_teachers/tipsheets/search_internet_effectively.cfm


* The Web as a Research Tool: Evaluation Techniques
http://www.media-awareness.ca/english/resources/educational/
teaching_backgrounders/internet/web_as_research_tool.cfm


 

* Jo Cool or Jo Fool
http://www.media-awareness.ca/english/special_initiatives/
games/joecool_joefool/index.cfm


* Hoax? Scholarly Research? Personal Opinion?
http://www.media-awareness.ca/english/resources/educational/
lessons/secondary/internet/hoax_research_opinion.cfm


* The Web: Teaching Zack to Think
http://www.media-awareness.ca/english/resources/educational/
handouts/internet/teaching_zack.cfm


* Deconstructing Web Pages Lesson Plan
http://www.media-awareness.ca/english/resources/educational/lessons/secondary/internet/deconstruct_web_pages.cfm

* Knowing What's What and What's Not
http://www.media-awareness.ca/english/resources/
special_initiatives/wa_resources/wa_shared/tipsheets/5Ws_of_cyberspace.cfm

Outras referências:

  1. Armstrong, C.J., 1995d, Database quality criteria .
  2. Art, Design, Architecture & Media Information Gateway (ADAM), 1996, About ADAM . http://adam.ac.uk/adam/
  3. Bartelstein, A. and Zald, A., 1996, R545: Teaching students to think critically about Internet resources . University of Washington C&C/UWired Computer Training.
  4. Ciolek, T.M., (ed.), 1996b, Information Quality WWW Virtual Library: the Internet guide to construction of quality online resources . http://www.ciolek.com/WWWVL-InfoQuality.html
  5. December, J., 1994, Challenges for Web information providers . Computer-Mediated Communication Magazine, Vol. 1, no. 6, pp. 8-14. http://sunsite.unc.edu/cmc/mag/1994/oct/webip.html
  6. December, J., 1996, Web development quality . http://www.december.com/web/develop/quality.html
  7. Info Filter Project, 1996, Review title [i.e. Review template (model HTML format)] . http://www.usc.edu/users/help/flick/Infofilter/template.html
  8. Jones, D., 1996, Critical thinking in an online world . http://www.library.ucsb.edu/untangle/jones.html
  9. Lynch, P.J., Web style manual . http://info.med.yale.edu/caim/manual/contents.html
  10. McLachlan, K., 1996, WWW CyberGuide ratings for content evaluation . http://www.cyberbee.com/guides_sites.html
  11. Memorial Library, Department of Education, 1996, Internet Source Validation Project .
  12. Organising Medical Networked Information (OMNI) Consortium, 1996b, OMNI Guidelines for Resource Evaluation . http://omni.ac.uk/agec/evalguid.html
  13. Ormondroyd, J., Engle, M. and Cosgrave, T., 1996. How to critically analyze information sources . Cornell University Library. http://www.library.cornell.edu/okuref/research/skill26.htm
  14. Smith, A., 1996a, Criteria for evaluation of Internet information resources . http://www.vuw.ac.nz/~agsmith/evaln/
  15. Smith, A., 1996b, Selection criteria for Internet information resources: a poll of members of info-quality-l . http://www.vuw.ac.nz/~agsmith/evaln/poll.htm
  16. Smith, A., 1997, Testing the Surf: Criteria for Evaluating Internet Information Resources . The Public-Access Computer Systems Review 8, no. 3 http://info.lib.uh.edu/pr/v8/n3/smit8n3.html
  17. US Department of Education, 1999, World Wide Web (WWW) Policy and Procedures . http://www.ed.gov/internal/wwwstds.html
  18. Victoria University of Wellington, Department of Library and Information Studies, 1995b, Module 12: The Internet: evaluation of Web information resources http://www.vuw.ac.nz/dlis/courses/523/m12inetev.htm
  19. World Wide Web Consortium (W3C) http://www.w3.org/

(adaptado por João Filipe Matos em 27 Novembro 2005 de The Educators’ reference desk em http://www.eduref.org/Virtual/Lessons/ . Alguns destes links têm-se mostrado instáveis)

 

 

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